Results for 'Márcio Rojas Da Cruz'

1000+ found
Order:
  1. A ética como fundamento ontológico da compreensão em Gadamer.Natalie Oliveira da Cruz - 2016 - Dissertation, Universidade de Caxias Do Sul. Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  89
    Da Influência de Boécio Na Argumentação Tópica Escolástica.Luana Talita da Cruz - 2023 - Inconfidentia: Revista Eletrônica de Filosofia 7 (13):17-29.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Como quem partilha uma alegria - Contribuições de Alexander Schmemann e Fabrice Hadjadj sobre a relação entre anúncio cristão e alegria no quadro da Evangelii Gaudium.João Pedro da Luz Neto, Marcio Luiz Fernandes & Felipe Sérgio Koller - 2021 - REB. REVISTA ECLESIASTICA BRASILEIRA 81:537-553.
    In the apostolic exhortation Evangelii gaudium, Pope Francis traces a relationship of clear interdependence between the evangelizing mission of the ecclesial community and the experience of joy that it lives in the faith in Jesus Christ. This work presents some contributions from the theology of Alexander Schmemann, in For the Life of the World, and from the philosophy of Fabrice Hadjadj, in Le paradis à la porte, which can enrich the reception of this programmatic document of the pontificate of Francis. (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  86
    A LÓGICA COMO CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A FILOSOFIA MEDIEVAL: UM ESTUDO ACERCA DA ARGUMENTAÇÃO TÓPICA A PARTIR DE BOÉCIO.Luana Talita da Cruz - 2021 - Dissertation, Universidade Federal de Pelotas
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Histórias das ciências e os “fundamentos históricos” da Psicologia.Marcio Luiz - 2018 - Temporalidades 10 (1):129-158.
    RESUMO: O presente texto põe algumas questões referentes à “história” dos fundamentos da Psicologia entre os séculos XIX e XX, mostrando como ocorrem ainda, em História da Psicologia, certos fatores controversos, muitos deles tributários de postulados filosóficos do século XIX, especialmente em torno do positivismo. O artigo concentra-se em mostrar, preliminarmente, de que forma a ruptura da Filosofia Natural e a ascensão da figura do “cientista” no século XIX ensejaram novos motivos de análise, dentre eles certo cientificismo que se impôs (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. A Psicologia entre o longo passado e a curta história.Marcio Luiz - 2018 - Dissertatio 47:95-134.
    O presente trabalho pretende inserir a História da Psicologia dentro de um debate mais alargado, em torno das Histórias da Filosofia e das Ciências. Para isso, o objeto de análise é a célebre frase de Ebbinghaus, 'A Psicologia tem um longo passado, mas uma curta história', e toda a tradição de livros e textbooks decorrente dela, muito popular nos séculos XX e XXI. O trabalho analisará o texto de Ebbinghaus e seus compromissos decorrentes. Então realizará uma crítica a essa tradição, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. De Canguilhem a Foucault, em torno da Psicologia.Marcio Miotto - 2019 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 35 (2):112-142.
    O presente trabalho pretende comparar o debate ocorrido entre Georges Canguilhem e Robert Pagès em Qu’est-ce que la Psychologie?, de 1956, com os escritos de Michel Foucault publicados nos anos 1950. Para isso, após alguns apontamentos históricos, faz-se uma breve análise dos textos de Foucault publicados em 1954, Maladie Mentale et Personnalité e a Introduction à Le Rêve et l’Existence. Os textos de Foucault são então confrontados com o debate entre Canguilhem e Robert Pagès, que por sua vez são analisados (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Os a priori da Psicologia em História da Loucura.Marcio Miotto - 2005 - Acheronta 22:282-290.
    O artigo busca trabalhar um aspecto pouco explorado da argumentação de "História da Loucura": a questão, brevemente enunciada por Foucault, de um "a priori concreto" das ciências "psi". Nisso, serão trabalhadas duas questões principais, a saber: a do estatuto do conhecimento sobre as doenças mentais como tributário de uma demanda moral (não científica), e a do estatuto do médico como "cientista" da loucura. Dentro desses dois âmbitos críticos, o Foucault que escreve seu primeiro grande livro não poupa nem mesmo o (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  9. O problema do Homem e a dispersão da Psicologia.Marcio Miotto - 2007 - AdVerbum 2 (2):128-136.
    Esse artigo busca oferecer um panorama de problemas relativos à existência da psicologia, a partir das questões de sua unidade, especificidade e objetividade. Para isso, analisam-se breves menções a figuras clássicas de sua história (como Wundt, Comte, Watson e Vygotsky), mostrando ambigüidades constitutivas do próprio “nascimento” da psicologia como disciplina “una” e “científica”. Ao perguntar sobre as razões da dispersão da psicologia, seu estatuto ambíguo e seu objeto “complexo”, abrimos no final o problema de que, mais do que resolver internamente (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. A Crítica à Psicologia em História da Loucura.Marcio Miotto - 2005 - Dissertation, Universidade Federal Do Paraná
    Essa dissertação é resultado de um projeto maior, intitulado “Sobre a Morte do Homem e a Psicologia, em Michel Foucault”. Esse projeto busca analisar as diversas nuances argumentativas empregadas por Foucault nas críticas às “antropologias”, figuradas em seus livros ditos “arqueológicos”. Para isso, parte-se de uma dupla problematização: a autocrítica feita pelo próprio Foucault a seus escritos dos anos 50, tributários de querelas epistemológicas e de fundação da psicologia e das ciências humanas; e a descrição mesma dessas querelas, tomando como (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  11. Nascimentos da Psicologia: A Natureza e o Espírito.Paul Mengal & Marcio Miotto - Tradutor - 2015 - Ideação 32:259-288.
    Desde sua constituição como domínio do saber no fim do século XVI, a psicologia divide-se rapidamente em duas tendências com orientações diferentes. A primeira, de inspiração naturalista, situa-se no prolongamento do comentário da Física aristotélica e se desenvolve principalmente nas universidades protestantes de Marburgo e Leiden. Nesses estabelecimentos onde reinava então um espírito humanista, racionalista e tolerante, toma lugar a primeira forma de dualismo da alma e do corpo. Mas na mesma época, em círculos místicos e herméticos, desenvolve-se uma outra (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Para uma Historia da Psicologia.Paul Mengal & Marcio Miotto - Tradutor - jul-dez 2016 - Ideação 34:355-374.
    A história da psicologia, tal como aparece em algumas obras (E.G. Boring 1950; M. Reuchlin 1957; P. Fraisse e J. Piaget 1963) ou em capítulos introdutórios de alguns manuais (M. Reuchlin 1977), reflete uma adesão — raramente discutida — a uma concepção internalista. Segundo essa concepção, a psicologia seria animada por uma dinâmica própria, um processo evolutivo totalmente endógeno, e seria independente de fatores externos tais como os domínios religiosos, sociopolíticos e econômicos. Além do mais, os partidários dessa história aceitam (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Para Todxs: Natal - uma introdução à lógica formal.P. D. Magnus, Tim Button, Robert Loftis, Robert Trueman, Aaron Thomas Bolduc, Richard Zach, Daniel Durante, Maria da Paz Nunes de Medeiros, Ricardo Gentil de Araújo Pereira, Tiago de Oliveira Magalhães, Hudson Benevides, Jordão Cardoso, Paulo Benício de Andrade Guimarães & Valdeniz da Silva Cruz Junior - 2022 - Natal-RN: PPGFIL-UFRN.
    Livro-texto de introdução à lógica, com (mais do que) pitadas de filosofia da lógica, produzido como uma versão revista e ampliada do livro Forallx: Calgary. Trata-se da versão de 13 de outubro de 2022. Comentários, críticas, correções e sugestões são muito bem-vindos.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Michel Foucault e A Questão Antropológica: precisões históricas e conceituais.Marcio Miotto - 2022 - Lampião 3 (1):125-169.
    O presente trabalho pretende estabelecer algumas precisões históricas e conceituas em torno da formação da história arqueológica de Michel Foucault, tendo como foco um livro póstumo e recém lançado, intitulado La Question Anthropologique (2022). Esse livro trata de um curso sobre “antropologia” ministrado por Foucault entre 1952 (ou 1951) e 1955, em Lille e na ENS. As precisões históricas e conceituais tratadas aqui são em torno dos seguintes contextos: primeiramente, analisa-se a escassa literatura de comentário anterior ao lançamento do livro (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Gustav Fechner e a Alma do Mundo.Marcio Miotto - 2020 - Revista Helius 3 (2):852-906.
    O presente trabalho pretende delinear a noção de Panpsiquismo no projeto filosófico de Gustav Theodor Fechner, especialmente a partir da análise do livro Über die Seelenfrage, de 1861. Para isso, o artigo repõe em linhas gerais a questão das relações entre seu projeto filosófico e a Psicofísica, uma vez que as interpretações clássicas sobre Fechner geralmente enxergam essas duas competências como separadas. Em segundo lugar, o artigo situa questões históricas sobre Fechner e a Psicologia (e sobre filosofia e ciência), bem (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Entre Jaspers e o "jovem Foucault": Antropologia, Loucura, Obra e Civilização.Marcio Miotto - 2022 - Araripe 3 (2):30-114.
    O presente trabalho pretende analisar as relações entre loucura e obra no jovem Foucault, isto é, no Foucault dos anos 1950 que realiza seu curso sobre antropologia (La Question Anthropologique) em Lille e na ENS entre 1952 (ou 1951) e 1955. Para estabelecer o problema, o texto começa com uma contextualização inicial sobre os inéditos de Foucault disponibilizados desde 2013 na BNF. Então o texto constrói o problema a partir de comentadores (especiamente Jean-Baptiste Vuillerod) e encontra na figura de Karl (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Sujeito antropológico e metafísica do amor em Binswanger et l'Analyse Existentielle.Marcio Miotto - 2021 - Revista Ideação 44 (1):107-140.
    O presente trabalho enfoca as relações entre antropologia e verdade nos escritos de Foucault dos anos 1950, tendo sob alvo o lançamento recente do escrito até então inédito intitulado Binswanger et l’Analyse Existentielle. Para isso, num primeiro momento o texto contextualiza essa publicação à luz do depósito, em 2013, de novos materiais de Michel Foucault na Biblioteca Nacional da França. Depois, ele passa à análise dos textos dos anos 1950 e insere o novo texto nos demais debates. Finalmente, o artigo (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Sobre o Infinito na Idade Clássica em Michel Foucault.Marcio Miotto - 2013 - Revista Ideação 27 (1):157-186.
    Nos textos escritos por Foucault durante os anos 60, a problemática antropológica amparava-se, dentre outros fatores, no argumento segundo o qual a modernidade se constitui a partir de uma “finitude constituinte” a substituir um “infinito originário”. A questão do infinito teria, portanto, duas funções: a descrição da epistémê clássica e a própria comparação desta com a epistémê moderna. Entretanto, em As Palavras e as Coisas o capítulo que abre as considerações sobre o período clássico não considera, em suas linhas maiores, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  19. Experimento E Matemática Na Lei Da Queda Dos Corpos De Galileu Galilei.Márcio Correia dos Santos - 2018 - Dissertation, University of Campinas (Unicamp)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Sobre a questão do Sujeito em Michel Foucault.Marcio Miotto & Giovana Temple - 2017 - In Giovana Temple (ed.), Subjetividade no Pensamento Contemporâneo - Uma Introdução. Appris. pp. 227-266.
    O presente capítulo compõe a obra organizada por Giovana Temple, "Subjetividade no Pensamento do Século XX - uma introdução". Como tal, o capítulo sobre Foucault se reúne com outros de demais autores importantes sobre a questão da "subjetividade" no século XX. No capítulo em questão, aborda-se a questão do "sujeito", sob panorama geral, desde os escritos dos anos 50 até o fim da obra. A respeito dos textos dos anos 50, busca-se uma breve dedução de como os textos de 1954 (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. A Consciência entre o Formalismo e a Psicologia, em Sartre.Marcio Miotto - 2008 - AdVerbum 3 (2):144-155.
    O presente artigo pretende problematizar, nos três primeiros livros filosóficos de Sartre, a noção de consciência, em torno de um duplo horizonte de interlocução: o legado “formalista” kantiano, e os diversos projetos de “ciência psicológica” existentes nos séculos XIX e XX. Para isso, recompõem-se esses dois horizontes a partir do panorama feito por Sartre desde o momento cartesiano, discutindo as diferentes filosofias da subjetividade e culminando na noção de “intencionalidade”, formulada por Husserl. A noção de consciência intencional serviria como referência (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Sobre a Alteridade e a Exclusão no Trabalho.Marcio Miotto - 2003 - Acheronta – Revista de Psicoanálisis y Cultura 18:160-163.
    O texto trabalha a questão da alteridade em torno de alguns fatores históricos ligados ao "homem moderno", tomando como base escritos tais como os de Michel Foucault e os debates ocorridos desde o lançamento de Império, no início dos anos 2000. Depois descreve como esses fatores ligados à alteridade também dizem respeito às transformações ocorridas no mundo do trabalho durante as últimas décadas.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. ELEMENTOS PARA A PRECISÃO DA VEDAÇÃO DO VENIRE CONTRA FACTUM PROPRIUM NO DIREITO PRIVADO.Marcio Felix Jobim - 2012 - Dissertation, Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. A pré-história da significação de ousia: Uma análise da interpretação heideggeriana de ousia enquanto presentidade (Anwesenheit).Estevão Lemos Cruz - 2019 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 25:1-24.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Sobre a tradução da Ethica Eudemia por Anthony Kenny.André Luiz Cruz Sousa - 2013 - Doispontos 10 (2).
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. A Pesquisa Científica e a Psicologia.Michel Foucault & Marcio Miotto - Tradutor - 2010 - Espaço Michel Foucault.
    As múltiplas psicologias que pretendem descrever o homem dão a impressão de ser tentativas desordenadas. Elas pretendem se construir a partir das estruturas biológicas e reduzem seu objeto de estudo ao corpo ou o deduzem das funções orgânicas; a pesquisa psicológica não é mais que um ramo da fisiologia (ou de um domínio dela): a reflexologia. Ou então elas são reflexivas, introspectivas, fenomenológicas e o homem é puro espírito. Elas estudam as diversidades humanas e descrevem a evolução da criança, as (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. È possibile discutere di etica a partire da Timore e tremore? Un’analisi su Kierkegaard.Marcio Gimenes de Paula - 2018 - Journal of Philosophical Criticism 1 (1):31-45.
    The story of Abraham – and the divine command to sacrifice his son Isaac – is, as many of us know, the source of inspiration for some reflections of Kierkegaard in his work Fear and Trembling. From this episode, Johannes de Silentio, the pseudony- mous author of the work, who makes an ode to faith as the highest of the passions, also wonders about a problem that, according to his interpretation, seems central, i.e. the teleological suspension of morality. The objective (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. A noção de causalidade final na filosofia da natureza de Aristoteles.Luis Marcio Nogueira Fontes - 2005 - Dissertation, University of Campinas
    This MA thesis investigates Aristotle's natural teleology, its presuppositions and implications. In order to achieve a better understanding of his theory, a study of the criticisms he addresses to his predecessors - Platonists and materialists - is made. On the one hand, Aristotle exposes thoses theories for not being able to explain certain natural facts, such as the constancy of reproduction; on the other, he finds the origin of this deficiency in the emphasis these philosophers give to one cause alone (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Contribuição à história das idéias no Brasil: (o desenvolvimento da filosofia no Brasil e a evolução histórica nacional).João Cruz Costa - 1956 - Civilizaç~Ao Brasileira.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. O MODELO EXPLANATÓRIO-CAUSAL DE ARISTÓTELES EM SEGUNDOS ANALÍTICOS II.8-10 E O CASO DAS SUBSTÂNCIAS HILEMÓRFICAS.Daniela Fernandes Cruz - 2021 - In Jeferson Forneck, Daniel Peres dos Santos, João Francisco Cortés Bustamante & Isis Hochmann de Freitas (eds.), XXI Semana Acadêmica Do PPG Em Filosofia da PUCRS Vol. 1. Porto Alegre: Editora Fundação Fênix. pp. 45-59.
    Nos Segundos Analíticos II.8-10, Aristóteles apresenta um modelo investigativo de descoberta da essência pela causa a partir de uma estrutura triádica: a demonstração silogística. Esse modelo explanatório-causal é colocado em prática em casos de processos naturais (e.g. eclipse, trovão) e, apesar de mencionadas, as substâncias sensíveis (e.g. homem) não são concretamente analisadas – algo que só se consolida nos livros centrais da Metafísica (mais especificamente, em Z.17) a partir da análise hilemórfica. Além disso, em Segundos Analíticos II.9, Aristóteles apresenta uma (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. A IDÉIA DE OBJETO EM HUSSERL E MEINONG CONSIDERADA A PARTIR DA FILOSOFIA DE FRANZ BRENTANO.André Ricardo Cruz Fontes - 2007 - Dissertation, Ufrj, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Da Relação entre Logos e Verdade em 'Ser e Tempo'.Estevão Lemos Cruz - 2009 - Dissertation, Ufpr, Brazil
    Esta dissertação tem como escopo a exposição da relação entre os conceitos fundamentais de λόγος e verdade, tais como foram desenvolvidos por Martin Heidegger em Ser e Tempo e nas preleções do entorno desta obra.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. FILOSOFIA NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO BRASILEIRA: análise de artigos científicos na BRAPCI entre 1972 e 2018.Diego Andres Salcedo, Vinicius Accioly Bezerra & Marcílio Cruz - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 6 (2):6-21.
    Assume que o estudo da produção científica pode oferecer entendimento sobre os temas abordados, tendências da comunidade, autores mais citados, indicação de maturação da área e consolidação ou silenciamento da área. Tem como objetivo mapear como a Filosofia está contida na Ciência da Informação brasileira. Coleta os dados dos artigos científicos publicados entre 1972 e 2018 na Coleção de Publicações Brasileiras em Ciência da Informação - BRAPCI. Analisa uma amostra de 300 artigos e deriva algumas questões descritivas. Conclui que a (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Freire, Educação Libertária e Anarquismo.Nicholas Kluge Corrêa & Carlos Alberto Rojas Carvajal - manuscript
    Para comemorarmos o centenário do patrono da Educação Brasileira, Paulo Reglus Neves Freire, iremos neste breve estudo propor um diálogo entre a pedagogia libertária de Freire e algumas princípios filosóficos que a fundamentam. Inicialmente, investigamos a trajetória histórica do pedagogo nordestino, e os momentos mais marcantes de sua vida cosmopolita. Em segundo, apresentaremos alguns dos principais alicerces de sua metodologia pedagógica, contudo, dada a vasta obra publicada por Freire, qualquer breve revisão será fadada em apenas ser um breve vislumbre da (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Formulação de Ração Para Ovinos.Emanuel Isaque Cordeiro da Silva - manuscript
    Formulação de Ração para Ovinos -/- Belo Jardim 2021 Formulação de Ração para Ovinos Copyright © 2021 -/- Todos os direitos reservados -/- Impresso no Brasil / Printed in Brazil -/- Departamento de Nutrição Animal do IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco Av. Gen. San Martin, 1371 - Bongi, Recife - PE -/- Presidente do Comitê Editorial Múcio de Barros Wanderley Membros do Comitê Editorial Antônio Raimundo de Sousa Editor-chefe Josimar Gurgel Fernandes Editores de Seção Antonio Felix da Costa Supervisão (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  44
    Considerações legais e forenses do aborto infeccioso bovino na “Saúde Única”: Revisão (18th edition).Jackson Barros Do Amaral, Vinícius José Moreira Nogueira & Wendell da Luz Silva (eds.) - 2024 - Londrina: Pubvet.
    In Brazil, the social demand for veterinary expertise is growing. However, there is still a shortage of professionals trained in this area to apply specific knowledge to each case. Studies and research into forensic veterinary medicine are necessary for veterinary experts to assist in investigations and legal proceedings. Veterinary medicine has subjects on its curriculum that cover the knowledge needed to apply in the fields of animal health, public health and the environment. The interaction between human and veterinary medicine, as (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  69
    Suppositio, implicação e modalidade relativa: a ‘necessidade’ das proposições científicas na lógica assertórica e modal de Jerónimo Pardo e Alonso de Vera Cruz.Marcus Paulo Rycembel Boeira - 2023 - Classica Boliviana 12:109-141.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Resenha de LIMA, Márcio José S. & ITAPARICA, André Luís M. (Orgs.). Verdade e Linguagem em Nietzsche. Salvador: EDUFBA, 2014. [REVIEW]Gabriel Herkenhoff Coelho Moura - 2017 - Estudos Nietzsche 8 (1):123-129.
    O livro Verdade e Linguagem em Nietzsche, organizado por André Luís Mota Itaparica e Márcio José Silveira Lima, reúne oito artigos apresentados por ocasião do XXXII Encontros Nietzsche, seminário promovido pelo Grupos de Estudos Nietzsche (GEN) e realizado em Salvador, em 2012. Publicada em 2014, a unidade da obra, como indica o título, passa pelo compartilhamento de uma temática comum: a relação entre linguagem e verdade no pensamento nietzschiano. Apesar de reconhecermos a estreiteza de uma tal relação, cabe ressaltar (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Believing to Belong: Addressing the Novice-Expert Problem in Polarized Scientific Communication.Helen De Cruz - 2020 - Social Epistemology 34 (5):440-452.
    There is a large gap between the specialized knowledge of scientists and laypeople’s understanding of the sciences. The novice-expert problem arises when non-experts are confronted with (real or apparent) scientific disagreement, and when they don’t know whom to trust. Because they are not able to gauge the content of expert testimony, they rely on imperfect heuristics to evaluate the trustworthiness of scientists. This paper investigates why some bodies of scientific knowledge become polarized along political fault lines. Laypeople navigate conflicting epistemic (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   14 citations  
  40. Prestige Bias: An Obstacle to a Just Academic Philosophy.Helen De Cruz - 2018 - Ergo: An Open Access Journal of Philosophy 5.
    This paper examines the role of prestige bias in shaping academic philosophy, with a focus on its demographics. I argue that prestige bias exacerbates the structural underrepresentation of minorities in philosophy. It works as a filter against (among others) philosophers of color, women philosophers, and philosophers of low socio-economic status. As a consequence of prestige bias our judgments of philosophical quality become distorted. I outline ways in which prestige bias in philosophy can be mitigated.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   21 citations  
  41. Where Philosophical Intuitions Come From.Helen De Cruz - 2015 - Australasian Journal of Philosophy 93 (2):233-249.
    Little is known about the aetiology of philosophical intuitions, in spite of their central role in analytic philosophy. This paper provides a psychological account of the intuitions that underlie philosophical practice, with a focus on intuitions that underlie the method of cases. I argue that many philosophical intuitions originate from spontaneous, early-developing, cognitive processes that also play a role in other cognitive domains. Additionally, they have a skilled, practiced, component. Philosophers are expert elicitors of intuitions in the dialectical context of (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   28 citations  
  42. Promising to Try.Jason D’Cruz & Justin Kalef - 2015 - Ethics 125 (3):797-806.
    We maintain that in many contexts promising to try is expressive of responsibility as a promiser. This morally significant application of promising to try speaks in favor of the view that responsible promisers favor evidentialism about promises. Contra Berislav Marušić, we contend that responsible promisers typically withdraw from promising to act and instead promise to try, in circumstances in which they recognize that there is a significant chance that they will not succeed.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   13 citations  
  43. Rationalization as performative pretense.Jason D'Cruz - 2015 - Philosophical Psychology 28 (7):980-1000.
    Rationalization in the sense of biased self-justification is very familiar. It's not cheating because everyone else is doing it too. I didn't report the abuse because it wasn't my place. I understated my income this year because I paid too much in tax last year. I'm only a social smoker, so I won't get cancer. The mental mechanisms subserving rationalization have been studied closely by psychologists. However, when viewed against the backdrop of philosophical accounts of the regulative role of truth (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   8 citations  
  44. Reformed and evolutionary epistemology and the noetic effects of sin.Helen De Cruz & Johan De Smedt - 2013 - International Journal for Philosophy of Religion 74 (1):49-66.
    Despite their divergent metaphysical assumptions, Reformed and evolutionary epistemologists have converged on the notion of proper basicality. Where Reformed epistemologists appeal to God, who has designed the mind in such a way that it successfully aims at the truth, evolutionary epistemologists appeal to natural selection as a mechanism that favors truth-preserving cognitive capacities. This paper investigates whether Reformed and evolutionary epistemological accounts of theistic belief are compatible. We will argue that their chief incompatibility lies in the noetic effects of sin (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   8 citations  
  45. 'América Latina’: Ao Serviço da Colonização ou da Descolonização?José Ramón Fabelo Corzo - 2017 - Revista Rascunhos Culturais 5 (15):289-318.
    Se realiza una investigación documentada sobre el contenido semántico del concepto "América Latina" en sus orígenes y en su evolución posterior. Se muestra que en sus inicios el concepto tuvo un significado emancipador y descolonizador en el uso que de él hicieron Francisco Bilbao y José María Torres Caicedo. Luego fue utilizado con propósitos recolonizadores en los marcos de la invasión napoleónica a México, a partir de lo cual mantuvo esa polisemia colonizadora-descolonizadora. A propósito de lo anterior el libro realiza (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Etiological challenges to religious practices.Helen De Cruz - 2018 - American Philosophical Quarterly 55 (4):329–340.
    There is a common assumption that evolutionary explanations of religion undermine religious beliefs. Do etiological accounts similarly affect the rationality of religious practices? To answer this question, this paper looks at two influential evolutionary accounts of ritual, the hazard-precaution model and costly signaling theory. It examines whether Cuneo’s account of ritual knowledge as knowing to engage God can be maintained in the light of these evolutionary accounts. While the evolutionary accounts under consideration are not metaphysically incompatible with the idea that (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  47. Intuitions and Arguments: Cognitive Foundations of Argumentation in Natural Theology.Helen De Cruz & Johan De Smedt - 2017 - European Journal for Philosophy of Religion 9 (2):57-82.
    This paper examines the cognitive foundations of natural theology: the intuitions that provide the raw materials for religious arguments, and the social context in which they are defended or challenged. We show that the premises on which natural theological arguments are based rely on intuitions that emerge early in development, and that underlie our expectations for everyday situations, e.g., about how causation works, or how design is recognized. In spite of the universality of these intuitions, the cogency of natural theological (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  48. The evolution of human birth and transhumanist proposals of enhancement.Eduardo R. Cruz - 2015 - Zygon 50 (4):830-853.
    Some transhumanists argue that we must engage with theories and facts about our evolutionary past in order to promote future enhancements of the human body. At the same time, they call our attention to the flawed character of evolution and argue that there is a mismatch between adaptation to ancestral environments and contemporary life. One important trait of our evolutionary past which should not be ignored, and yet may hinder the continued perfection of humankind, is the peculiarly human way of (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  49. Rationalization, Evidence, and Pretense.Jason D'Cruz - 2014 - Ratio 28 (3):318-331.
    In this paper I distinguish the category of “rationalization” from various forms of epistemic irrationality. I maintain that only if we model rationalizers as pretenders can we make sense of the rationalizer's distinctive relationship to the evidence in her possession. I contrast the cognitive attitude of the rationalizer with that of believers whose relationship to the evidence I describe as “waffling” or “intransigent”. In the final section of the paper, I compare the rationalizer to the Frankfurtian bullshitter.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  50. Religious disagreement: An empirical study among academic philosophers.Helen De Cruz - 2017 - Episteme 14 (1).
    Religious disagreement is an emerging topic of interest in social epistemology. Little is known about how philosophers react to religious disagreements in a professional context, or how they think one should respond to disagreement. This paper presents results of an empirical study on religious disagreement among philosophers. Results indicate that personal religious beliefs, philosophical training, and recent changes in religious outlook have a significant impact on philosophers' assessments of religious disagreement. They regard peer disagreement about religion as common, and most (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   9 citations  
1 — 50 / 1000